70 Coworkers
11/15
13/15

2016 | DUX MAG - UX Ethics

UX ETHICS

Qual o alcance de suas criações? Quem é responsável por conduzir uma experiência (boa ou ruim) na sua vida? O poder está nas mãos (e mentes) dos designers? Quem trabalha com inovação tem consciência do alcance de suas criações? A Era da Informação segue o mesmo modelo da Era Industrial? O que está se desenvolvendo hoje será jogado fora amanhã? Como atender à euforia das startups levando em conta possíveis impactos comportamentais nas próximas gerações? Quem está arquitetando tudo isso? O que é ética na experiência do usuário?

Quem trabalha com inovação tem como combustível diário a euforia da descoberta, da novidade, das possibilidades, da surpresa, da capacidade em realizar o que antes parecia impossível. Esta busca ininterrupta por tornar possível ideias e saciar desejos ou necessidades (na melhor das hipóteses) nos fez puxar o freio de mão desse foguete e refletir sobre o papel dos designers e desenvolvedores na Era da Informação. Nunca tivemos com tantas ferramentas ao nosso alcance: Design Thinking, Arquitetura da Informação, Interaction Design, entre outras, hoje conseguimos analisar o comportamento das pessoas prevendo as possibilidades de interações antes mesmo do produto ou plataforma chegar ao mercado. Antecipamos diagnósticos e nos tornamos especialistas em projeções e protótipos que, na prática, são como modelos finais. Ganhamos agilidade e assertividade no desenvolver dos projetos. Mas o que as pessoas estão ganhando com isso? E o que as próximas gerações vão ganhar com estas inovações todas? Qual o intuito de todas essas novas experiências que queremos levar para a vida das pessoas?

Espalhamos a reflexão pela rede de inteligência da DUX e reunimos aqui a nossa pesquisa colaborativa e disponibilizamos as discussões, opiniões, links, livros, talks e toda a nossa jornada no assunto: Ética em UX.

Seja bem-vindo à primeira edição da DUXMAG que tem como missão reunir dados de fontes que respeitamos e confiamos para proporcionar a você uma análise mais profunda do tema em pauta. Este é o nosso papel e a nossa responsabilidade na Era da Informação. E este é o nosso convite para você refletir e compartilhar suas ideias e suas referências com a gente.

Desejamos uma boa reflexão e um mundo mais ético. #UXparatodos
Veja mais: https://medium.com/dux-mag/ux-ethics-c6e237a24760#.m9k0ngbtt